Luiz Antonio Gomes Senna Linguística Aplicada & Educação Ensino - EAD  Perfil Acadêmico    Grupo de Pesquisa   Biblioteca eletrônica   Contato

Professor Dr.

Ensino

Atividades de

Education

Classes and Signatures

Na área de alunos, você encontra informações sobre as disciplinas presenciais e a distância em que está matriculado. Em alguns casos, poderá encontrar, também, recursos didáticos específicos, como trabalhos, relatórios de notas ou tutoriais. Quando disponíveis, as informações poderão ser acessadas através do ícone / link localizado ao lado do nome da disciplina.

Algumas disciplinas são abertas para realização de estágio curricular, mediante consulta ao professor pessoalmente.

Alunos de intercâmbio acadêmico poderão solicitar regime especial em disciplinas de graduação ou pós-graduação, assim como programas de formação específicos, em Inglês ou Espanhol.

Candidatos a estágio de pós-doutoramento devem solicitar avaliação de proposta de pesquisa ou estudos. Entre em contato diretamente com o professor.


Regular interchange students may apply for special regimen in ugrad/grad signatures, or specific tuition in English or Spanish.

Postdoctoral applicants must submit a research project or an advanced educational program which will be used to evaluate the possibility of insertion into research group activities. Please, consult research group academic vocations.


Disciplinas e turmas - Classes Aluno presencial: entre no Moodle    Aluno EAD: entre na Plataforma CEDERJ 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-Graduação em Educação
Rua São Francisco Xavier, 524 Sala 12037-F - 20550-900 Rio de Janeiro RJ, Brasil

© Luiz A. G. Senna,2019  Versão 7.1 -  Hybrid
Eds: 1998, 2000, 2002, 2010, 2011, 2015, 2016

ATENÇÃO

Candidatos ao processo seletivo do ProPEd / UERJ, mestrado e doutorado, correndo para orientação neste grupo de pesquisa, por favor, considerem as seguintes orientações:

(a) os programas de formação desenvolvidos no grupo têm forte caráter acadêmico e cunho preponderantemente teórico; não se aplicam, portanto, projetos ou planos de trabalho envolvendo estudos de caso ou grupos focais, pesquisas aplicadas baseadas na aplicação de métodos ou processos previamente validados, pesquisas de campo não associadas à defesa de modelo teórico próprio da pesquisa de formação, ou afins.

(b) o projeto do orientador é tão somente referência do tipo de estudos em desenvolvimento à época da inscrição no processo seletivo; os programas de formação dos mestrandos e doutorandos são específicos de cada um.  

(c) mestrado: título de licenciatura em qualquer área de ensino confere prioridade ao candidato; não se exige projeto ou formação prévia em pesquisa na entrevista, mas sim, um plano de estudos que estabeleça relação com as vocações do grupo de pesquisa.

(d) doutorado: programa de doutoramento no grupo não tem a pesquisa como meta, porém como consequência de uma formação teórico-conceitual sólida no campo do pensamento em ciências humanas; a pesquisa em si só ganha vulto quando amparada em uma discussão teórica acerca de um dado objeto no campo interdisciplinar do letramento e da alfabetização e da educação para a inclusão social; na elaboração do projeto, deve-se, sobretudo, referenciar o problema teórico a ser desenvolvido ao longo do curso.